sábado, 9 de abril de 2011

Biotecnologia no diagnóstico e na terapêutica de doenças

A Biotecnologia é uma área do conhecimento que, de uma forma genérica, pode ser considerada como resultante da reunião entre a engenharia e as ciências da vida, de forma a manipular os seres vivos ou os seus componentes, no sentido de obter produtos úteis.

Nos últimos anos, a Biotecnologia tornou-se numa das mais promissoras áreas científico-tecnológicas, capaz de ter aplicações no melhoramento de problemas das mais diversas áreas como a do ambiente, a da saúde e a da produção de alimentos.
  • ANTICORPOS POLICLONAIS
São produzidos como resultado da estimulação de vários clones de linfócitos B, em resposta a um determinado antigénio.  Apresentam especificidade para cada um dos diferentes determinantes antigénicos. A contaminação do organismo por um agente patogénico conduz, naturalmente, à produção de anticorpos policlonais. Os anticorpos extraídos do soro de animais inoculados com antigénios são policlonais. Dada a diversidade molecular do seu conteúdo, este soro, tradicionalmente utilizado em processos de imunização passiva, envolve riscos de rejeição e ataque imunitário por parte do receptor.
  • ANTICORPOS MONOCLONAIS
São obtidos laboratorialmente e em grandes quantidades a partir da estimulação de um único clone de linfócitos B. São todos iguais e específicos para um só determinante antigénico.
Utilizados em:
-Testes diagnóstico - teste de gravidez
-Testes serológicos
-Cura em certos tipos de cancro – cancro da mama
-Controlo de algumas doenças auto-imunes
  • BIOCONVERSÃO 
A bioconversão consiste na utilização de células (microrganismos) ou das suas enzimas, para a transformação de um substrato num produto estruturalmente relacionado.

Vantagem:
A utilização de microrganismos veio tornar este processo de síntese mais rápido, mais barato e mais rentável.

Utiliza-se em:
-Antibióticos
-Vitaminas
-Insulina
-Factores de coagulação
-Interferão

Sem comentários:

Enviar um comentário